sábado, 22 de agosto de 2009

22 DE AGOSTO
DIA DO FOLCLORE

O folclore pode ser definido como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil: Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Mãe-D'água, etc.
Parlendas: As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças.

Alguns exemplos:

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis.

Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...
(continua...)

Dedo Mindinho
Seu vizinho
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.

Principais danças folclóricas do Brasil: Samba de Roda, Maracatu, Frevo, Baião, Quadrilha.

Brincadeiras e brinquedos do folclore: Soltar pipa, estilingue, pega-pega, esconde-esconde, bola de gude, boneca de pano, pião.

Os trava línguas são frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Alguns exemplos:
A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

Três pratos de trigo para três tigres tristes.

O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.